quinta-feira, 13 de junho de 2013

Jovem missionário brasileiro parte para as Nações!

O demasiadumano  traz uma entrevista recheada de antropologia, missões e projetos de um jovem mineiro que está prestes a ir para missões na Europa e África.

Airton Wallace Soares Ferreira, 19 anos, de Montes Claros, cursava economia pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Atualmente está em treinamento pela Missão Amem - WEC. 

Airton Wallace Soares Ferreira, 19 anos, de Montes Claros, cursava economia pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Arquivo pessoal. Gentilmente cedida.

*A entrevista aconteceu via rede social Facebook - pelo perfil de Thiago Pereira e do Airton Wallace (Tom Wallace Ferreira). Por isso, optamos em preservar a estrutura da entrevista como aconteceu na rede social, o que inclui vícios de linguagem, característicos das redes sociais e prováveis questões do português coloquial.
Vamos "viajar" junto com o Airton, ou simplesmente, Tom.

  • primeiro contato?
  • 23:12
    Tom Wallace Ferreira

    Surgiu quando eu conheci o Trabalho da Escola Bourofaye no Senegal, através dos meus tios (Sadler e Mirtes), que serviram ao Senhor lá por dois anos. O meu primeiro contato de fato foi quando passei um mês na base da Missão AMEM -Wec Internacional em um curso intensivo pra aprimoramento do inglês.
  • Thiago Pereira

    Quando foi este curso intensivo para aprimoramento? E como aconteceu o processo de abdicar da graduação de economia (pelo menos temporariamente) e partir para uma base de missão?
  • Tom Wallace Ferreira

    Foi em Janeiro/2012.
  • Tom Wallace Ferreira

    Foi um pouco difícil no começo abrir mão da graduação em economia por um tempo, porque é minha paixão, um curso que me identifico muito e tenho a absoluta certeza que terminarei o curso e provavelmente seguirei a carreira acadêmica nele. Mas é como disse o C.T. Studd, fundador da Wec, e como dizem todos os obreiros que estão envolvidos no trabalho missionário: "Se Jesus Cristo é Deus e morreu por mim, não há sacrifício grande demais que eu não faça por amor a Ele."
  • Thiago Pereira

    Nos apresente mais acerca da AMEM - Wec e quais são seus principais compromissos na base missionária, que está localizada na grande Belo Horizonte - MG?
  • Tom Wallace Ferreira

    A missão AMEM/Wec Internacional é uma agência missionária interdenominacional, que capacita e envia obreiros para missões em campos transculturais em mais de 80 países
  • Thiago Pereira

    ...e quais são seus principais compromissos na base missionária, que está localizada na grande Belo Horizonte - MG?
  • Tom Wallace Ferreira

    Esse ano, a missão AMEM/Wec completa 100 anos de existência, sendo fundada em 1913 por Charles Tomas Studd, um inglês que foi para o Congo servir ao Senhor com o propósito de alcançar os povos da África, e depois os povos do mundo inteiro
  • Thiago Pereira

    Qual a responsabilidade (ou responsabilidades) de um jovem de 19 anos levar o nome desta missão centenária? E especificamente, você que possui como destino também a África, embora antes, passe pela terra natal do Studd.
  • Tom Wallace Ferreira

    A responsabilidade é muito grande, por isso há uma preparação muito longa e um processo de seleção bem rígido também
    normalmente eles só aceitam pessoas com mais de 21 anos para essas missões transculturais de curto prazo, mas para o trabalho que vou desenvolver, não era necessário
  • Thiago Pereira

    Conte-nos um pouco deste processo para missões transculturais? Você conheceu alguém do exterior que também veio para a base da WEC que está em treinamento?
  • Tom Wallace Ferreira

    Na Wec existem dois tipos de missões transculturais: as de longo prazo (10 anos ou mais), nesse tipo, a preparaçao é cerca de 1 ano e é necessário ter um curso teológico. E a missão de curto prazo (de 2 mêses a 2 anos) que é o tipo de missão que eu me envolvo.
    Eu conheci uma alemã chama Diane, ela veio da alemanha para uma missão transcultural aqui no Brasil. Ela trabalhou com crianças de algumas igrejas de BH por um tempo e serviu por 3 meses aqui em Montes Claros no MTC Latino Americano
    Tom (Brasil) e Diane (Alemanha), ambos possuem em comum, a paixão pela missão e Montes Claros, Brasil. Arquivo pessoal, gentilmente cedida.


  • Thiago Pereira

    E como são estas trocas de experiência, as dificuldades de comunicação são enfrentadas como?
  • Tom Wallace Ferreira

    As dificuldades de comunicação as vezes são muitas, mas elas são resolvidas conversando
    se você está em um país q não tem a mesma lingua do seu, você tem que tentar aprender, tem que forçar um pouco
    o segredo é conversar, sem medo
  • Thiago Pereira

    E como tem sido o seu desenvolvimento nos idiomas? Estuda inglês e mais algum outro?
  • Tom Wallace Ferreira

    Umas dos objetivos desse tempo na Inglaterra é um aprimoramento no Inglês, mas penso que tive um desenvolvimento bom nesses últimos tempos na base da Wec
    quando eu estiver na África, pretendo estudar francês também, que é a lingua oficial do Senegal
  • Thiago Pereira

    E quais as expectativas e projetos para a temporada em Inglaterra? Já sabe quanto tempo ficará?
  • Tom Wallace Ferreira

    O trabalho na Inglaterra é mais ou menos o mesmo que eu fazia na base aqui do Brasil, trabalhos práticos em gerais quando eu não estiver nas orientações
    ficarei 1 mes na inglaterra
  • Thiago Pereira

    e quanto ao Senegal?
  • Tom Wallace Ferreira

    o trabalho no Senegal ja é um pouco diferente


    O Senegal em destaque no continente africano. Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Senegal_(orthographic_projection).svg

  • Thiago Pereira

    Estudou a geografia, a história e aspectos culturais deste país do oeste africano?
  • Tom Wallace Ferreira

    Sim, isso é uma parte importante da preparação, saber em que cultura vc será imergido
    já venho a algum tempo estudando sobre o povo do Senegal, especialmente a etnia Wolof, que é a dominante no país

    Airton e Priscilla, responsável do departamento de missões das Assembléias de Deus de Aracaju, Brasil. Arquivo pessoal, gentilmente cedida.

  • Thiago Pereira

    Pode nos dá um "dedo de prosa" sobre os Wolof?
  • Tom Wallace Ferreira

    O povo Wolof é um povo natural do norte da África, é um povo mulçumano e alguns são animistas também
    eles são um povo muito fechado ao evangelho, menos de 2% desse povo conhece o evangelho
    sua lingua oficial também se chama Wolof
    e como a maioria dos povos do Norte da África, a mulher que sustenta a casa com trabalho enquanto o homem fica em casa dormindo
  • Thiago Pereira

    Apenas para esclarecimento dos nossos leitores do "Demasiadumano", animista faz referência ao que os antropólogos consideram como louvores e crenças a natureza e ao cosmo?
  • Tom Wallace Ferreira

    sim, alguns desses povos Wolof ainda mantém suas crenças tribais antigas
  • Thiago Pereira

    Gostaríamos de agradecer pela entrevista e que deixasse algumas palavras para jovens que desejam trilhar caminhos rumo às nações pela via de missões.
  • Tom Wallace Ferreira

    Eu que agradeço. Acho que os jovens tem que pensar que os melhores anos da nossa vida são esses da juventude, então porque não oferta-los ao Senhor? A muito a celebrar, mas também muito a ser feito, o campo missionário precisa de jovens!

    Fonte: Sadler e Mirtes, google.

  • Thiago Pereira

    Antes do "tchau", deixe o contato de vocês (WEC).
  • Tom Wallace Ferreira

    ah sim, Rua Carlos Montes Verde, 25 Bairro Boa Vista
    31060-350 Belo Horizonte
    Telefone 031 3489-1800
    E-mail wecbrasil@gmail.com
    Website http://www.wecbrasil.com.br

    Entrevista de Airton Wallace Ferreira, feita por Thiago Pereira, para o demasiadumanotraz em 14/06/2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário